jovens

O trabalho artístico-pedagógico desenvolvido na Casa do Teatro com jovens busca valorizar a experiência como meio para poderem se relacionar com a cultura, elaborar novos modos de existência, expor-se diante de si mesmos e reinventar-se.

 

O teatro é explorado na interação com diferentes linguagens artísticas, como dança, circo, música e artes plásticas, e linguagens cênicas como teatro musical, interpretação para a câmera e narrativas audiovisuais, proporcionando ferramentas expressivas para a construção e criação cênica. A Casa do Teatro não segue um programa fixo pré-determinado, e as atividades procuram sempre dar ênfase àquilo que mais se adequa à faixa etária e às habilidades, desejos, necessidades e inquietações de cada aluno e cada turma, que são sempre únicos.

 

Modernos e conectados com o mundo, os jovens são articulados e reflexivos sobre questões que envolvem temas como movimentos sociais, hierarquias e relações humanas. O curso pretende proporcionar um encontro vigoroso que potencialize o livre pensar, a expressão e a autonomia dos alunos.

 

A cada ano, as turmas realizam um processo de criação teatral completo, que culmina na apresentação de uma peça. A ideia não é que reproduzam algo já existente, mas sim que se sintam estimulados a criar sua própria experiência. As aulas são semanais, em ciclos que vão de janeiro a dezembro, e ministradas por artistas orientadores experientes.

Foto: João Caldas
Foto: João Caldas
Foto: João Caldas