quem somos

A Casa do Teatro é uma instituição que, por meio de suas aulas de teatro, integradas à dança, circo, música, máscaras, manipulação de bonecos, teatro musical e cinema, contribui para o desenvolvimento pessoal e da criatividade de crianças e jovens, de 4 a 20 anos de idade. Com o desenvolvimento de atividades de teatro e artes, criativas e livres, os alunos se expressam e refletem sobre suas relações, o homem e o mundo.

Criada em 1983, pela atriz, diretora e educadora Lígia Cortez,  tem uma pedagogia própria e é referência como local de encontro destinado a estimular o pensamento e a experimentação artística, desenvolvendo a sensibilidade, sociabilidade, espírito crítico, percepção e a imaginação de crianças e jovens.

As turmas configuram-se por faixa etária com aulas uma vez por semana, em que as atividades respeitam as características e habilidades pessoais de cada aluno e são desenvolvidas em um ambiente em que as ideias de cada um são acolhidas e reveladas por meio da arte.

Na Casa, as atividades não param. Em julho e janeiro, uma intensa programação torna as férias mais criativas e pulsantes.

Ao final do ano, o trabalho culmina com a apresentação de uma peça, parte importante do processo criativo e autoral construído coletivamente. Na Casa, as montagens a partir de criações coletivas, adaptações de autores clássicos, William Shakespeare, Molière, Machado de Assis, Fernando Pessoa e de autores contemporâneos, Ariano Suassuna, Manoel de Barros, Brecht, Lorca, compõem o acervo das montagens realizadas.

Os artistas orientadores, em sua maioria com especialização em nível de pós-graduação em Artes da Cena, recebem formação contínua e sistemática na própria Casa do Teatro para um diálogo constante e uma reflexão sobre as características, desenvolvimento das faixas etárias e consolidação de um repertório artístico em que arte e educação possibilitem às crianças e aos jovens, desenvolver o