quem somos

A Casa do Teatro, há mais de 30 anos, é uma instituição de ensino artístico e de formação de crianças e jovens a partir de 4 anos de idade que, por meio da interdisciplinaridade entre teatro, dança, circo, música e narrativas audiovisuais contribui para o desenvolvimento pessoal, estimula o pensamento artístico como meio de dar vida e realidade à experiência individual e coletiva, a percepção, a imaginação, a sensibilidade e o espírito crítico.

 

A Casa tem uma pedagogia própria e é referência como um local de encontro, vivência e aprendizagem em coletivo destinado ao exercício criativo, livre e potente, no qual os alunos podem se expressar e refletir sobre as relações, o homem e o mundo.

 

Por meio das aulas de teatro, os alunos participam de atividades lúdicas, jogos dramáticos, estéticas, reconstrução e experimentações cênicas de histórias e de temas significativos do cotidiano social, questionadores e pulsantes. Ao desenvolver este trabalho artístico, a Casa do Teatro tem o propósito de caminhar ao lado e com crianças e jovens, adultos pensantes de amanhã, a um entendimento mais profundo de si, dos outros e do mundo em que vivem. O conjunto dessas experiências atua na potencialização da educação dos sentidos e provoca novos modos de pensar e de se relacionar.

 

Ao criar um mundo coletivo imaginário e interpretar personagens, crianças e jovens ressignificam as relações sociais a partir de novas perspectivas, ampliando referências pessoais e históricas, exercitando pontos de vista e estabelecendo conceitos e habilidades como empatia, responsabilidade, comunicação, concentração, pensamento crítico e sensibilidade artística.

 

O trabalho culmina com um exercício no palco com a apresentação de uma peça e o encontro cênico com a plateia faz parte de um processo criativo e autoral construído coletivamente.

 

As turmas do curso de teatro configuram-se por faixa etária e as atividades, que contemplam características e habilidades pessoais, são desenvolvidas num ambiente em que as ideias de cada um são acolhidas e reveladas por meio da arte.

 

Fundada pela atriz, educadora e diretora teatral Lígia Cortez, o trabalho, em desenvolvimento desde 1983, mantém seu ideal de origem em que abrigar sonhos, compartir ideias, crescer com os pares, dialogar, elaborar medos, dúvidas e angústias em coletivo e intervir criativamente busca, acima de tudo, fortalecer o sentido de autoconhecimento e pertencimento de crianças e jovens no mundo das relações.

 

Os artistas orientadores, em sua maioria com pós-graduação em especialização em artes da cena, recebem uma formação contínua e sistemática pela própria Casa do Teatro. Para a constante reflexão e diálogo sobre as características e desenvolvimento das faixas etárias, a Casa do Teatro, desde o início de suas atividades artísticas e pedagógicas, tem o apoio e a supervisão de uma psicanalista.